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Dicas para preparar trabalho acadêmico

quarta-feira, 4 de novembro de 2009




Lato-sensu (monografias) ou stricto-sensu (dissertações e teses)

Monografias

Uma monografia enquanto trabalho acadêmico e pré-requisito para a obtenção da titulação pretendida, deve ser considerada em sua importância, normatização, propósitos, mas essencialmente no prazer em explorar um tema relavante para a carreira escolhida.

A primeira dica é efetivamente buscar um tema que propicie satisfação em cada passo da pesquisa por parte do aluno, suscitando neste, interesse, descobertas, aprofundamento, conhecimento.

A segunda dica é referente à busca de material para a elaboração do trabalho monográfico, o que deve ser feito com bastante cuidado, de forma seletiva e ampla, para uma grande base teórica e conseqüênte excelência no conteúdo expresso.

A terceira dica, que vale também como advertência é esclarecer a natureza original que toda monografia deve ter.

É imprescindível salientar que uma monografia não representa exercício de cópia, reprodução de idéias alheias; mas sim um estudo aprofundado em doutrinas e postulações já existentes,que entretanto possa gerar uma redação autônoma e individual, apontando conclusões próprias e diretrizes de evolução e desenvolvimento da temática eleita.

Deseja refletir sobre o plano de uma boa monografia? Então procure responder as perguntas abaixo:

1. Quais são as perguntas que você quer responder com a monografia?
2. Por que essas perguntas são importantes e relevantes?
3. Como você vai responder as perguntas e como você irá convencer aos outros (seus leitores) que suas respostas são válidas e adequadas (Metodologia ou Plano do Trabalho)?
4. Qual a bibliografia?

Como elaborar uma boa introdução?
Introducao (2 a 3 páginas)
A introdução não deve ter mais do que 2 ou 3 páginas (seja objetivo) e deve estar balanceada, contendo seus elementos nos seguintes parágrafos (estes parágrafos não devem ser numerados nem conter subtitulos):

* Contexto : Problema (até 3 parágrafos sobre o contexto do trabalho)

* Justificativa (por que o problema é importante e merece ser objeto do trabalho, o que está em jogo? "venda o peixe" para o leitor!)

* Objetivos (apenas o geral, e/ou também os especificos)

* Plano do trabalho (no Capítulo 1 será feito isso, no Capítulo 2 será feito aquilo, etc...)

Entre os parágrafos "Objetivos" e "Plano do trabalho", ao final das atividades vale voltar e acrescentar ai alguma contribuição que pode ser atribuída ao seu trabalho.

Não deixe de consultar a norma ABNT

Procure também avaliar seu trabalho

A questão da metodologia
Acho que essas transparências ajudam a compreender a natureza filosófica dos métodos aplicados na pesquisa em Ciência da Informação.
http://informationr.net/tdw/publ/ppt/ResMethods/sld013.htm

Leia esse trabalho e procure relatar sua pesquisa nos termos da classificação proposta pelo prof. Wilson.
Presume-se que você tenha escolhido tal ou tal método, ou métodos, por serem os mais aptos a lhe fornecer os dados necessários a argumentação da sua hipótese de trabalho inicial. Assim, é importante tentar justificar, em um parágrafo pelo menos, a escolha.

Dissertações:

Cuidado especial com a definição do projeto de pesquisa. - premissas (pressupostos) - Hipóteses -

Objetivos - Metodologia

Não procure a perfeição dos resultados da pesquisa de maneira neurótica desde o início do processo (Não se trata de um trabalho de engenharia. Assim aceite a complexidade natural de qq trabalho de pesquisa).
 Busque relatar os problemas que enfrentou durante o processo de pesquisa, como caminhos iniciados que nao se mostraram interessantes, ou frutiferos; correcoes de rumo realizadas durante a pesquisa.
Coloque essas discussões em uma Seção "Contribuições" que deve existir ao final de cada capítulo do Referencial. Além disso, nessas seções você deve ainda justificar os capítulo que vêm depois. Um bom trabalho de pesquisa é um trabalho bem "amarrado".

Metodologias: Aqui as coisas podem ser bem diversificadas. O que mais vale é a coerência no processo que será utilizado para tentar se atingir os objetivos.

As vezes é desnecessário aplicar questionários/entrevistar pessoas para se obter as informacões da pesquisa. Pode-se apenas coletá-las em documentos e entrevistar pessoas-chave (umas 10 pessoas) e até utilizar um software de análise qualitativa. Muitas vezes não é necessário fazer análises quantitativas.

Elaboração de Pesquisas com questionários?

Leia :"Escalas de Mensuração de Atitudes: Thurstone, Osgood, Stapel, Likert, Guttman, Alpert." de Tânia Modesto Veludo de Oliveira FEA-USP.
Outras dicas

Dicas para revisão do texto (do mestrando Renato Fabiano):

* Verifique se pode reduzir o tamanho do texto, tornando-o mais curto e objetivo;
* Evitar termos imprecisos, que envolvem julgamentos de valor, como: importante, muito, pouco, bastante, ótimo, bom, ruim;
* Retirar palavras erradas ou estranhas, como: informacional;
* Colocar o título original, bem como o nome do tradutor e o ISBN de todos os livros;
* Revisar todo o texto buscando frases mais simples, diretas e curtas;
* Evitar referências a manuais.
* Referências a padrões, como por exemplo o UML e padrões ABNT também devem ser feitos preferencialmente aos originais;



NORMAS TÉCNICAS PARA ELABORAÇÃO DE MONOGRAFIA
PAGINAÇÃO
 

1- As páginas que antecedem a introdução não são enumeradas porém, são contadas.
2- A numeração é contínua todavia, só aparece na segunda folha da introdução.
3- As folhas são numeradas colocando-se o número da página à direita, no canto superior.
4- Para os trabalhos deve-se fazer uso de papel branco A 4.
 

DIGITAÇÃO/ESPACEJAMENTO
 

1- As páginas da abertura dos capítulos, devem ter 8 cm em cada borda superior e as demais 3 cm da borda superior.
2- Margem inferior a 2,0 cm da borda inferior da folha.
3- Margem esquerda a 3 cm da borda esquerda da folha.
4- Margem direita a 2,0 cm da borda direita.
5- Parágrafo a 5,5 cm da borda esquerda.
6- Na digitação espaço duplo de entrelinhas. e fonte arial 12
7- As citações longas, as referências e os resumos em vernáculo e em língua estrangeira devem ser digitados em espaços simples.
8- Fazer recuo de 4 cm para citações longas (aquelas com mais de 3 linhas).
9- Cada capítulo começar em uma página, prova mesmo havendo espaço na última página (fazer quebra de página).
10- Os títulos dos capítulos serão digitados em caixa alta, grifados a 8 cm da borda superior da folha (no início da folha ou centralizado.
11- Registrar notas de referências no rodapé das páginas, sem espaço entre elas e com fonte menor.
12- quando uma sigla aparecer pela primeira vez no texto, a forma completa do nome precede a sigla queserá colocada entre parênteses




Quais elementos compõem a monografia?

A monografia a formada pelos elementos pré-textuais: capa, folha de rosto, folha de aprovação, dedicatória, agradecimento, eígrafe, resumo, abstract, lista de ilustração, lista de tabelas, lista de abraeviação e lista de símbolos; elementos textuais: introdução, desenvolvimento, conclusão, referências; e pós-textuais: glossário, apêndece e anexos. 
A ciência é uma das formas de se ter acesso ao conhecimento, e a sua atividade básica é a pesquisa. Ela busca oferecer explicações acerca de um fenômeno, mas não é dogma; logo é discutível.
A ciência é um processo permanente de busca da verdade, de sinalização sistemática de erros e correções, predominantemente racional.
 

Qualquer pesquisa para ser desenvolvida necessita de um projeto, e bem elaborado, que a oriente. Ele pode não garantir o sucesso da investigação, mas sua inadequação, ou sua ausência, certamente, garantem o insucesso.

1- O Projeto

O projeto deve definir com clareza o problema motivador da investigação, o referencial teórico que a suportará e a metodologia a ser empregada. Também não pode deixar de apresentar o cronograma da pesquisa, bem como a bibliografia.

2- O Problema ou Hipóteses

Hipóteses, ou suposições, são a antecipação da resposta ao problema.
Se este é formulado sob a forma de pergunta, a hipótese, ou a suposição o são sob a forma de afirmação. 

A investigação é realizada de modo que se possa confirmar ou, ao contrário, refutar a hipótese, ou a suposição.
Geralmente, o termo hipótese está associado às investigações mais na linha positivista ou neopositivista onde, implica testagem, quase sempre de relações, via procedimentos estatísticos. Há dois tipos de testagem, quase sempre de relações, via procedimentos estatísticos. Há dois tipos de hipótese: constitutiva e operacional. Uma hipótese constitutiva define palavras com outras palavras, como nos dicionários. A operacional especifica operações necessárias para medir ou manipular um conceito (ou constructo).

3- Referencial Teórico

Uma revisão da literatura existente, no que concerne não só ao acervo de teorias e a suas críticas, como também a trabalhos realizados que as tomam como referência. Assim, o autor do projeto e o leitor tomam conhecimento do que já existe sobre o assunto, ou seja, sobre o estado da arte, oferecendo contextualização e consistência a investigação.

4- Metodologia

Basicamente a pesquisa pode ser exploratória ou descritiva.
A investigação exploratória é realizada em área na qual há pouco conhecimento acumulado e sistematizado. Por sua natureza de sondagem, não comporta hipóteses que, todavia, poderão surgir durante ou ao final da pesquisa.
A pesquisa descritiva expõe características de determinada população ou de determinado fenômeno. Pode também estabelecer correlações entre variáveis e definir sua natureza. Não tem compromisso de explicar os fenômenos que descreve, embora sirva de base pata tal explicação.

5- Relatório Final


Aqui concentra-se a monografia propriamente dita, é um relato do que desencadeou a pesquisa, da forma pela qual Lea foi realizada, dos resultados obtidos, das conclusões a que se chegou e das recomendações que o pesquisador faz a outros.

5.1- Introdução
Aqui inicia-se o relatório, é uma seção na qual se aguça a curiosidade do leitor, na qual se tenta “vender-lhe” o projeto. Basicamente a introdução deve ser curta, proporcional ao número de páginas da monografia. É adequado terminar com a formulação do problema, sob a forma de pergunta.

5.2- O desenvolvimento da monografia é o que sucede à introdução e antecede à conclusão. É composto de vários capítulos, cada um dos quais começando em uma nova página e devendo ser subdividido em seções. A seção se for o caso, também pode ser subdividida, apresentando seções secundárias.

5.3- Conclusões
Há duas partes muito importantes no trabalho: a definição do problema sob a investigação e a resposta que oferecemos ao leitor. Esta é a conclusão.
 

Só se pode concluir sobre aquilo que se discutiu, logo, tudo o que você apresentar na conclusão deverá ter sido anteriormente discutido. Para dar início às conclusões, resgate a pergunta-problema que desencadeou o estudo e faça um brevíssimo resumo do que foi apresentado e discutido nos capítulos anteriores, apenas para refrescar a lembrança do leitor.

Matéria extraída do site saldo positivo
Matéria extraída do site Blog Dicas de Monografia

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